Confira de forma resumida as principais regras do handebol e entenda o desenvolvimento dos jogos deste esporte.

Principais Regras do Handebol

Embora não seja um esporte tão divulgado no Brasil, o handebol é muito praticado nas escolas e possui grandes campeonatos acontecendo pelo país afora. Desta forma, quem é fã de esportes pode conhecer as principais regras do handebol e entender o desenvolvimento de todo o jogo sem ter que ficar perguntando para o seu amigo o que está acontecendo, como funciona, o que pode e o que não pode fazer durante a partida.

São diversas as regras do handebol, mas existem aquelas mais importantes para o entendimento do jogo. Para conferir as regras por completo,recomendamos acesso ao site da Confederação Brasileira de Handebol nesse link.

Regras do Handebol

1. Distância da área

Ao contrário dos outros esportes, somente o goleiro pode ficar na área, que fica entre a linha de fundo e a de 6 metros. Quem adentrar este espaço sofre punição de um lance livre a não ser que seja depois de ter feito um gol.

2. Goleiro

Neste esporte, o goleiro é bastante privilegiado, pois pode se movimentar por toda a quadra. Além disso, é a única pessoa que pode usar os pés para bater na bola, seja defendendo ou rebatendo alguma jogada enquanto estiver dentro da área (nos demais locais do campo deve jogar como os demais).

3. Gol

Para que seja considerado um gol, a bola deve ultrapassar totalmente a linha do gol por dentro da baliza.

4. Regras para usar a bola

A bola dentro do jogo de handebol deve ser usada sempre comas mãos, braços, tronco, cabeça, coxas e joelhos (jamais o pé) de forma que o jogador possa bater, empurrar, parar, socar, pegar ou lançá-la para alguém ou algum lugar.

Ela deve ser batida no campo durante o jogo como se fosse uma bola de basquete. Todo cuidado é pouco quando se trata de segurar muito abola durante o jogo, pois você pode segurá-la somente durante três segundos e dar, no máximo, três passos com ela na mão.

Caso aconteça alguma destas coisas, o juiz apita o jogo e dá a falta.

5. Tempo de partida

Uma partida de handebol tem dois tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos. Em casos onde há empate, a prorrogação é de dois tempos de cinco minutos com uma pausa de um minuto entre eles.

6. Equipes

O jogo é feito de duas equipes com sete jogadores em cada, jogando seis na linha e um no gol.

7. Faltas e lances permitidos

Os jogadores podem tirar a bola das mãos do adversário usando as mãos ou os braços ou então fazer um bloqueio com o corpo para evitar que o outro jogador passe. Porém, não é permitido arrancar a bola das mãos do adversário ou bater com o punho para tirá-la dele.

É importante prestar atenção nestes detalhes para não ser penalizado.

Estas são as principais regras do handebol. E você, gosta de praticar este esporte? Agora já vai poder jogar e assistir sem medo de não entender o andamento do jogo de acordo com suas respectivas regras. Tudo para handebol e outros esportes você consegue comprar online, com cupom de desconto Netshoes. Bons jogos!

Regras do Handebol

Regras do Handebol