Quer saber mais sobre a locução publicitária e como usá-la na sua estratégia? Então siga a leitura!

Apesar do avanço do vídeo como principal mídia publicitária, ainda hoje o conteúdo sonoro é muito usado para marketing. Basta ver como a locução publicitária está em alta.

Com cada vez mais podcasts disponíveis e empresas passando a usá-los como estratégia de Marketing de Conteúdo, o material em áudio ganhou importância redobrada na publicidade.

O que é a locução publicitária?

Locução publicitária, como o nome já indica, é a atividade de narrar um conteúdo em áudio para ser usado em uma campanha publicitária.

Existem vários formatos que a locução publicitária pode ser aplicada. Ela pode ser usada tanto na produção de spots (comerciais em áudio de poucos segundos), como em estratégias mais complexas (Marketing de Conteúdo e outros).

Para usar a locução publicitária, é necessário ter o apoio de locutores online, que emprestarão a voz e seus talentos de interpretação para representar uma empresa e transmitir a sua mensagem.

Quais as vantagens?

Agora que já entendemos o que é a locução publicitária, podemos falar sobre os benefícios de aplicar essa estratégia na sua campanha de marketing.

Há muitos benefícios no uso da locução profissional, uma vez que ela pode chegar onde o texto não chega, além de ser menos custosa que o conteúdo em vídeo.

Confira abaixo para saber todas as vantagens desse recurso!

1.Causa uma conexão emocional maior

A primeira vantagem do uso do uso da locução profissional na sua estratégia de marketing é criar uma conexão emocional maior com o seu público.

Basta ter em mente, por exemplo, a famosa narração de Galvão Bueno quando o Brasil foi tetracampeão mundial.

Apesar de já termos ganhado o quinto campeonato do mundo em 2002, a voz do “É tetra!”fica marcada nas pessoas que viram. Isso porque havia muito sentimento naquele grito e a conexão emocional foi instantânea.

Pare e pense um pouco em antigos spots ou jingles da sua época de infância. É bem provável que você lembrará de muitos. Isso porque houve uma forte conexão emocional com você.

2.Versátil

Um dos benefícios do uso da voz em uma campanha de marketing é que ela pode ser aplicada em várias estratégias diferentes e em momentos distintos.

Por exemplo, a voz pode ser usada em spots ou jingles, já na fase de conversão do cliente.

Ela pode ser usada na produção de conteúdo para atrair o público ou nutrir leads. Além disso, pode ser usada em vídeos institucionais e muito mais!

3.Mais barata que o vídeo

Vale mencionar também que o trabalho em áudio costuma ser mais barato do que em vídeo. Por isso, pode ser uma excelente opção para uma estratégia de marketing em larga escala.

Por exemplo, suponha que a sua empresa seja dona de um software que ajude advogados. Uma boa estratégia é criar um podcast para ajudar advogados a lidar com as dores do seu trabalho usando o software.

Como serão necessários centenas de episódios para cobrir todas as áreas, fazer tudo em áudio é mais barato do que em vídeo.

Quais as suas aplicações práticas?

Agora que você já entendeu as vantagens da locução publicitária, podemos falar um pouco das aplicações práticas desse recurso.

Veja abaixo algumas das maneiras de utilizar a voz na sua estratégia de marketing!

1.Para melhorar o SEO

Você sabia que um dos principais fatores de SEO é o tempo médio que um visitante fica no seu site? Quanto mais ele fica, melhor é o seu posicionamento.

Uma maneira de aumentar o tempo médio do visitante em página é usar um conteúdo em áudio no post. Isso incentivará o leitor a ouvir o conteúdo até o fim e engajar melhor na estratégia.

2.Para nutrir o lead

Um conteúdo em áudio, especialmente um podcast, tem uma função muito poderosa em nutrir o seu lead. Com ele, é possível ajudar a resolver as dores do consumidor, engajá-lo com a sua empresa e torná-lo mais suscetível a comprar o seu produto.

Isso é especialmente verdade em áreas de soluções recorrentes. Por exemplo, um prestador de serviços como um personal trainer ou mesmo um vendedor de um clube de assinatura.

3.Para convencer a fechar negócio

Um material em áudio pode ser muito interessante quando usado junto de um white paper ou case de sucesso.

Isso porque esse tipo de material tende a ter alto poder de convencimento. Afinal,um white paper ou um case de sucesso mostram efetivamente porque o seu serviço ou produto funciona.

Aliando isso a uma voz de qualidade e uma locução profissional, a conexão emocional será muito mais intensa e garantirá que o ouvinte vai querer fechar negócio com você.

Agora você já entendeu melhor como usar a locução publicitária na sua estratégia. Basta ter criatividade e um profissional gabaritado para poder explorar ao máximo essa ferramenta.