Conheça algumas dicas essenciais para fazer com que o seu cabo lightning dure mais.

Funko Pop: explore o universo de Harry Potter para além dos seus protagonistas

Se você nunca vivenciou algum perrengue envolvendo os cabos de seus gadgets, considere-se um sujeito de sorte - parafraseando o lendário músico Belchior. Afinal, entre tantos cabos, carregadores e conectores, não é raro de acontecer algum problema com algum deles, como mau-contato, cabos descascando ou mesmo se partindo e parando de funcionar de vez. E isso pode ocorrer tanto em cabos USB e USB-C para Android quanto para o cabo Lightning.

Enquanto os cabos de padrão USB são amplamente difundidos nos mais diferentes aparelhos eletrônicos, o cabo lightning é um produto desenvolvido pela Apple para seus próprios dispositivos. Se você possui um Iphone, Ipod Touch, Ipad ou mesmo um Apple Watch, já está familiarizado com ele.

No entanto, para aqueles que ainda não são adeptos da marca da maçã mordida, saibam que não é nem um pouco difícil reconhecer um desses cabos: ele possui um conector com oito pinos simétricos que pode ser conectado em ambos os lados sem problema algum. 

A Apple é uma marca sinônimo de qualidade e excelência, e o cabo lightning segue esses mesmos princípios. Por isso, ele é reconhecido pela sua durabilidade, visto que é desenvolvido e produzido para durar muitos anos. Acontece que, para que essa qualidade toda seja desfrutada por muito tempo, é necessário nos atentarmos a forma com que utilizamos.

Para evitar inconvenientes com seu cabo lightning, alguns cuidados são essenciais. Para além deles, algumas dicas e macetes também podem te ajudar a preservá-lo. Sabemos que, no dia a dia, nem sempre estamos focados em fazer um bom uso desse acessório. Mas mesmo para os mais desatentos há solução.

A seguir, vamos te contar algumas dicas simples e eficientes para cuidar de um cabo lightning. Confira! 

ENROLE O FIO COM CUIDADO

A despeito de toda a qualidade empregada na fabricação de um cabo lightning, ele ainda é um produto delicado. Especialmente por ser leve e pequeno, ele acaba por ser suscetível a diversas fatalidades. Muitas delas ocorrem justamente enquanto enrolados o fio.

Para evitar problemas, faça isso sempre com cuidado, sem pressa ou excesso de força. O Cabo Apple não deve ser enrolado em volta do adaptador. Utilize sempre sua mão como base.

DEPOIS DE ENROLAR, PRENDA O FIO

De nada adianta enrolar o seu cabo lightning com cuidado se, ao colocar dentro do bolso, gaveta ou mochila ele ainda se encontra solto. Qualquer movimento pode desfazer a arrumação e colocá-lo em risco. Para evitar problemas, utilize um daqueles prendedores de saco de pão para manter o fio sempre enrolado.

CUIDADO AO ESTICAR O CABO

Alcançar aquela tomada distante é sempre tentador, não é mesmo? Por outro lado, não se esqueça que o excesso de tensão pode abreviar a vida útil de seu cabo lightning. Os fios externos são muito sensíveis ao estresse do tensionamento e, portanto, essa prática deve ser evitada ao máximo.

REFORCE O CABO COM UMA MOLA

Um truque barato e eficiente é envolver a ponta do o cabo com uma pequena mola de caneta do estilo “click” em suas extremidades para que ele não entorte durante o uso. Assim ele mantém o formato retilíneo de quando saiu da fábrica e dura mais tempo.